quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Objetivos: Observar e analisar a reação do Saccharomyces cervisiae (um fungo unicelular muito utilizado na produção de pães, bolos, pizzas, conhecido popularmente como fermento biológico) sob diferentes condições.

De acordo com o vídeo apresentado, somente 2 (duas) bexigas encheram, e a que encheu primeiro foi a do tubo com açúcar e água quente (uns 50°C) e a outra foi a do tubo com açúcar e água gelada (uns 20°C).

O que explica o fato das bexigas que estavam no tubo com sal não ter enchido?

E por que a bexiga do tubo que continha açúcar e a água era quente encheu mais rápido (primeiro)? O que aconteceu foi produto da fermentação alcoólica (respiração anaeróbica = sem a participação do gás oxigênio), onde o açúcar (glicose) é a molécula matéria-prima que será quebrada (gerando calor e energia) e transformada em álcool (etanol) e gás carbônico. Portanto, como nos tubos com sal não têm matéria-prima para a fermentação alcoólica do fungo, não existe a liberação de gás carbônico (gás que encheu as bexigas) e do etanol. Por que a água quente acelerou o processo de fermentação? Porque existem temperaturas ideais para que as reações químicas ocorram com maior eficiência, como pode ser observado o caso da temperatura elevada que possibilitou maior eficiência para os fungos Saccharomyces cervisiae . **Relembrando que essas reações ocorreram no citoplasma.**

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fatores que interferem na respiração celular vegetal


Substrato disponível: Carboidratos, aminoácidos e lipídios são os principais substratos, e qualquer alteração nestes compostos interfere na respiração.

Temperatura: O aumento da temperatura ocasiona uma maior taxa respiratória, logo a diminuição da temperatura provoca uma diminuição da respiração.

Oxigênio: Na ausência do oxigênio a planta para de respirar aerobicamente e passa a fazer catabolismo anaerobicamente ou fermentação.

Gás carbônico: O aumento na concentração do gás carbônico pode diminuir a 

Respiraçao celular nos órgãos vegetais

Respiração nos órgãos vegetais
Raízes: A respiração neste órgão da planta é intensa e o açúcar utilizado é proveniente do florema. Este açúcar é produzido nas folhas. A energia liberada é utilizada para o crescimento da raiz, absorçao e acúmulo de nutrientes e síntese de compostos celulares, utilizando oxigênio proveniente das folhas.
Caule: a região de crescimento do caule, chamada câmbio, é a que mais precisa de energia, por conta da sua atividade metabólica, e por isso esta é a parte do caule que mais precisa de energia. O substrato também vem do floema.
Folhas: Sabe-se que a eliminação de gás carbônico pelas folhas é constante, por toda a vida. Um pouco antes da abscisão ocorre um aumento na respiração da folha, seguida de uma diminuição, e em seguida, a abscisão.
Frutos: Nas fases iniciais de formação do fruto, a respiração de taxas altíssimas por causa da intensa atividade celular. Esta atividade diminui após um curto período de desenvolvimento e próximo ao fim da fase de maturação há um aumento, seguido de um decréscimo, período chamado de climatério.
Germinação das sementes: Durante a germinação a semente produz muitas enzimas e hormônios que promovem o crescimento, resultando em quebra de moléculas e produção de açúcares que serão consumidos na respiração e crescimento. A liberação de gás carbônico pela respiração faz com que o peso da semente diminua.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A importância da alimentação na resp. celular

         
http://dicasdogordo.com/wp-content/uploads/2010/05/dicasdogordo-guia-do-churrasco.jpg
        
Alimentação


 São dos alimentos que as células retiram energia para nos manter vivo, por isso manter uma boa alimentação é fundamental, se nos alimentamos mal, podemos ficar indispostos.Os lipídios os glicídios e as proteínas são os macronutrientes que mais nos fornecem energia para o nosso dia a dia, por isso manter uma dieta bem balanceada é essencial.

sábado, 19 de março de 2011

A Respiração Celular

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/conhecimentos-gerais/padrao43.jpg


Respiração Celular

            A respiração celular é o fenômeno químico responsável pela extração de energia da glicose (C6H12O6), ele ocorre no interior da celulas em uma de suas organelas (mitôcondria), o gás oxigênio junto com a glicose passa por um processo em que resulta  gás carbônico  (CO2), água (H2O) e a própria energia . A equação da respiração celular é muito simples:
          

Através desse fenômeno,temos energia para  viver todos os dias.





quinta-feira, 17 de março de 2011

Mitocôndria


http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/d07dmitocondria.jpg


Mitocôndria

         Todo ser vivo necessita de energia para sobreviver, os animais adquirem essa energia através de uma organela em suas células chamada mitocôndria. Ela transforma glicose em energia introduzindo oxigênio no carbono, resultando em energia e gás carbônico. Uma célula pode ter mais de uma mitocôndria dependendo de sua necessidade de realizar funções vitais. Ela é formada simplesmente de duas membranas uma interna e outra externa, é na interna onde ocorrem as suas reações químicas.


Fonte:http://www.todabiologia.com/citologia/mitocondria.htm